fundo parallax

Identidade Visual

Logo, logotipo, logomarca.. O que significa isso?

É muito comum ouvirmos que a logomarca/logo/logotipo de tal empresa é de tal jeito. Mas o que significa cada coisa?

Sempre há certa confusão entre leigos e mesmo profissionais, quando se trata dos termos que designam a imagem que identifica uma empresa/produto/serviço.

Por isso vamos esclarecer aqui o significado desses termos para desmistificar de uma vez por todas e habituar a todos sobre esses termos. Vamos lá!

A palavra “Logo” (do grego “logos”) significa “significado”, logo por si só ela não traz representações visuais e gráficas.

Já a palavra logomarca, apesar de estar no dicionário por uso comum, não faz sentido, pois a palavra “marca” vem do germânico “marka”, e tem o mesmo sentido de “logo”, então gera uma redundância, o que faz a palavra não ter um significado real, pois teríamos “significado do significado”.

O mais comum quando tratamos de identificação visual é o uso da palavra logotipo, onde “tipo” (do grego typos) significa figura, o que nos leva a “representação através de um símbolo” de uma empresa que é reconhecível pelo seu público.

Apesar de serem muito utilizadas, não custa nada nos educarmos a falar o correto.