4 Dicas para melhorar a sua produtividade

Está cansado de não conseguir terminar determinada atividade no tempo programado? Falta de motivação e cansaço estão tomando conta da sua rotina? Olha pro céu e reclama pra Deus que 24 horas por dia é muito pouco? São sintomas de que você está tendo problemas com a sua produtividade, e é por esse motivo que escrevemos esse texto.

O problema é que diariamente, sempre determinamos um tempo para nossas atividades, porém nunca terminamos antes do previsto. Nosso pensamento é que sempre ainda resta tempo, e acabamos por adiar nossas ações o tempo todo. Vamos ter como exemplo que seu chefe determinou a você algo para realizar até o final do expediente, porém você sabe que demoraria metade daquele tempo para cumprir. A probabilidade de você terminar essa atividade antecipadamente, abrindo a oportunidade para novas demandas, é muito pequena, certo?

Esse hábito de procrastinar é muito comum na rotina de quem trabalha, mas não se culpe, temos algumas dicas que farão você otimizar seu tempo de serviço e quem sabe ainda ter seu reconhecimento dentro do ambiente de trabalho.

Não tente abraçar o mundo

Muitas pessoas acham que devem realizar diversos tipos de tarefas ao mesmo tempo para que sejam reconhecidas pela sua produtividade, porém estão se iludindo. É impossível manter o foco quando atividades diferentes estão passando pela sua cabeça e isso sem dúvidas vai afetar o seu desempenho. Enquanto você estiver revezando tarefas, sua concentração diminui e seu resultado é abaixo do esperado.

E-mail aberto, bom ou ruim?

A tecla f5 não tem descanso, é comum algumas pessoas pensarem que sua caixa de entrada deve ser atualizada constantemente durante o expediente, um erro. Novamente você não está focando na sua atividade e desperdiçando seu tempo querendo receber novas mensagens, mesmo que sejam do seu serviço. Otimize seu tempo e organização, trace momentos no seu dia para checar seu caixa de entrada, como no início do expediente, antes/depois do horário de almoço e no fim do expediente. Afinal, quando alguém precisar falar com você urgentemente, essa pessoa irá utilizar o telefone.

Não deixe para os últimos minutos

Nunca deixe para o fim do dia as tarefas mais importantes. Iniciamos o dia com a mente limpa e energia em alta, utilize toda está empolgação para focar nas atividades de maior prioridade, você com certeza terá um resultado muito melhor do que se deixasse para o final do dia. As tarefas mais difíceis quando são deixadas para o fim do dia, geralmente acabam nem sendo terminadas.

Nunca deixe de listar suas prioridades

Organize sua rotina e sua semana, assim fica fácil você estabelecer quais são suas prioridades a longo prazo, e farão com que você não seja pego de surpresa por algum imprevisto. Fazer uma lista com todas as atividades é algo muito inteligente, pois você pode acompanhar como está sendo a sua produtividade e ainda determinar qual a ordem das tarefas a serem cumpridas. Priorize sempre pelo mais relevante.

 

Espero ter ajudado, e bom trabalho.